in

Como iluminar seu corredor

A iluminação é importante. Designers de interiores, agentes imobiliários e profissionais de palco dirão que é verdade. Se você deseja que sua casa ou apartamento seja convidativo, ele precisa ser bem iluminado. Isso é bastante simples na maior parte da sua casa. Você colocou uma lâmpada em sua mesa de cabeceira. Você pendura um pingente acima da mesa de jantar.

Mas e quanto aos espaços menores e mais complicados? Especificamente, como você ilumina bem seu corredor? Como os corredores são tão estreitos, eles apresentam dois problemas. Em primeiro lugar, o espaço mínimo disponível exige um certo tipo de luz. E, claro, é o tipo de luz mais difícil. Você não pode simplesmente colocar uma lâmpada aqui. Quando você precisa iluminar seu corredor, mas manter as passagens desobstruídas, a iluminação montada é sua única opção.

O outro desafio de iluminação do corredor resulta, novamente, do design estreito do corredor, que pode torná-lo claustrofóbico. Seu corredor precisa ser bem iluminado. Caso contrário, corre o risco de se sentir confinado demais. Mas não se preocupe. Existem soluções para ambos os problemas. A necessidade de espaço livre máximo pode forçá-lo a escolher certos tipos de iluminação, mas ainda há muitas boas opções disponíveis.

E você pode facilmente evitar essa sensação claustrofóbica montando luzes em locais estrategicamente posicionados em todo o corredor.

O estilo de iluminação escolhido moldará a sensação do seu corredor. Imagem: Jodie Johnson/Shutterstock

Escolhendo sua iluminação

A maioria dos corredores são projetados para serem largos o suficiente para permitir que uma única pessoa se mova por eles confortavelmente – e não muito mais. Se o seu corredor for grande o suficiente para acomodar uma mesa, considere-se com sorte. Para os outros como nós com corredores que precisam de cada centímetro disponível de largura para se sentirem confortáveis, a iluminação na parede ou no teto é a melhor opção. Com essas opções, você mantém as passarelas abertas, mas ainda pode lavar seu corredor com um brilho aconchegante e convidativo.

Iluminação pendente

Luzes pendentes podem fazer uma declaração em seu corredor. Encontre um que realmente chame sua atenção e pendure-o para transformar o que teria sido um espaço muito esquecível. A iluminação suspensa é melhor para corredores com tetos altos. Caso contrário, um acessório pendurado baixo pode induzir aquela sensação de claustrofobia que você está tentando tanto evitar.

Arandelas de parede

Você não precisa necessariamente prender algo no teto para iluminar o corredor. As arandelas podem ajudá-lo a fornecer iluminação ampla sem a necessidade de puxar mais do que um banquinho para trocar a lâmpada. Esse tipo de iluminação é melhor para corredores mais largos, pois os arandelas se projetam das paredes, invadindo o espaço dos caminhantes do corredor.

A iluminação da lata pode ser simples, mas é eficaz. Imagem: Svet_Feo/Shutterstock

Iluminação lata

Às vezes, a solução simples é a certa. A iluminação em lata é uma maneira fácil e eficaz de iluminar seus corredores. Já que as luminárias em si provavelmente passarão despercebidas, esse estilo de iluminação funciona com praticamente qualquer estilo doméstico.

Iluminação da trilha

Se você deseja adicionar uma sensação arquitetônica e oferecer a si mesmo uma iluminação altamente personalizável, a iluminação de trilhos oferece. Este estilo é ideal para espaços industriais e contemporâneos.

Iluminação mista

Quem disse que você não pode ter tudo? Você pode misturar e combinar esses tipos de iluminação para encontrar a maneira ideal de iluminar seu corredor.

Coloque as luzes estrategicamente para tornar o seu corredor mais claro e aberto. Imagem: Photographee.eu/Shutterstock

Colocando suas luzes

Agora que você escolheu seu estilo de luz, você precisa ter certeza de que tem luz suficiente para fazer o corredor parecer suficientemente iluminado. Aqui estão algumas dicas rápidas e fáceis para ajudar:

  • Coloque luzes a cada 2,5 metros, pelo menos. Luzes menores com lâmpadas de baixa voltagem devem ser colocadas com mais frequência.
  • Atraia o olhar pelo corredor, colocando uma luz perto de cada extremidade.
  • Se você estiver escolhendo arandelas, coloque-as no alto da parede para chamar a atenção e fazer com que o espaço pareça aberto. Caso contrário, você corre o risco de toda aquela vibração medieval de tocha na parede de um castelo.
  • Fique em ambas as extremidades do corredor e verifique se há manchas escuras. Certifique-se de que a luz permanece consistente e não diminui o brilho entre as luminárias. Ilumine as partes sombreadas do corredor conforme necessário para manter o ambiente aberto e convidativo.

É isso aí! Agora você está pronto para iluminar seu corredor. E, claro, seus convidados podem nunca notar o excelente trabalho que você fez. Mas eles também nunca terão a sensação de estar atravessando uma caverna.

Estilos de redes fabulosas e cadeiras suspensas para uma sesta de verão

O que é um banheiro transicional e como você pode conseguir essa aparência?