in

O que fazer com um vaso sanitário, pia e outros problemas comuns de encanamento entupidos

Existe algo pior do que um banheiro entupido? Primeiro, há o pânico absoluto quando você ora para que não transborde no chão. E tudo isso nem leva em conta o potencial de constrangimento. Felizmente, se você está lidando com essa situação, temos duas boas notícias. Primeiro, você não está sozinho. Em segundo lugar, temos dicas e truques para ajudá-lo.

Estatísticas rápidas sobre problemas comuns de encanamento

Uma empresa de desentupir encomendou recentemente um estudo sobre essa situação exata – e todos os outros desafios de encanamento que os proprietários e locatários enfrentam. Aqui estão alguns fatos e números rápidos que o estudo descobriu:

  • Quase um em cada cinco proprietários de casa lida com um banheiro entupido regularmente
  • 15 por cento dos proprietários de casas recentemente gastaram algum tempo consertando um ralo entupido
  • Quase um em cada dez lida regularmente com uma pia entupida
  • 6 por cento têm baixa pressão da água
  • 4 por cento têm problemas com o lixo

Soa familiar? Qualquer que seja o problema de encanamento que esteja incomodando você, deve resolver o problema o mais rápido possível. E não tema! Se você é um dos 46 por cento das pessoas que recorreram à Internet em busca de suporte, estamos aqui para ajudar. Conversamos com a desentupidora para obter alguma orientação especializada para você.

Como consertar um vaso entupido?

Antes de mais nada, afaste-se da descarga! Continuar tentando dar descarga quando ele está entupido só vai deixar você com uma bagunça por todo o chão do banheiro.

Em vez disso, pegue seu confiável êmbolo. Oh, espere, não aquele. Doyle James, presidente da empresa desentupirora, nos deu um curso intensivo sobre êmbolos. E nos ensinou que nem todos são criados iguais. O tipo de êmbolo mais comum é um êmbolo de pia, que é um copo plano de borracha simples preso a uma alça. Seu banheiro precisa de algo extra.

Os êmbolos do vaso sanitário têm um flange de borracha macia que corre ao longo do interior do copo do êmbolo, o que os torna muito mais eficazes para mergulhar o vaso sanitário. “Com o design universal do êmbolo de flange, ele também pode ser usado em tamancos de pia e vaso sanitário”, destaca James. “Mas não use o mesmo êmbolo nas duas superfícies! Mantenha um êmbolo estritamente para o banheiro e outro para superfícies planas.”

Imagem: bymuratdeniz/Getty Images

Como mergulhar corretamente, conforme explicado por um profissional

Pronto para mergulhar? Depois que você estiver armado com seu êmbolo flangeado, James oferece orientação passo a passo para obter os melhores resultados:

  • “Pegue seu êmbolo (certifique-se de ter uma boa conexão com o êmbolo e o vaso sanitário) e comece o movimento de mergulho com uma boa quantidade de força por trás dele. O objetivo é empurrar o bloqueio.
  • “Seja rápido e repetitivo com o movimento de mergulho e fique atento para o movimento no banheiro, o que significa que o bloqueio está sendo empurrado.
  • “Certifique-se de que a água está drenando antes de tentar dar descarga. Nunca despeje um limpador de ralos químico em seu vaso sanitário; Produtos químicos fortes podem irritar sua pele e olhos ou causar danos aos encanamentos.
  • “Se você não conseguir consertar um banheiro entupido sozinho, entre em contato com um encanador profissional para obter ajuda.”

Com a ferramenta certa e a ação certa, você terá aquele banheiro limpo em pouco tempo.

Problemas de encanamento podem surgir em qualquer lugar do banheiro. Imagem: dit26978/Getty Images

Consertando outros problemas comuns de encanamento doméstico

Infelizmente, a pesquisa da empresa desentupidora revelou que um banheiro entupido está longe de ser o único problema de encanamento que você pode enfrentar. Felizmente, eles oferecem outras dicas e truques que você pode usar.

Limpando um dreno ou cano entupido

Quer você tem um ralo que está se demorando pra descer a água ou totalmente entupido, um simples item doméstico pode ser a solução. Recomenda-se pegar um cabide de arame e endireitá-lo, criando um pequeno gancho com uma das pontas. Use esse anzol para pescar em seu ralo e arrancar qualquer cabelo ou outro acúmulo, limpando seus canos.

Se sua expedição de pesca não der resultados, recomenda-se ainda uma maneira natural, mas eficaz, de chegar mais longe em seus canos. Misture 1/3 xícara de bicarbonato de sódio com 1/3 xícara de vinagre e despeje no ralo (esteja preparado para mexer rapidamente, porque essa mistura vai espumar – e rápido). Deixe descansar o máximo que puder. Uma hora funciona, mas é melhor durante a noite. A ação efervescente ajudará a quebrar qualquer sujeira em seus canos, permitindo que a água escorra livremente por eles.

Ainda perplexo? Continue lendo para obter mais orientações sobre como limpar seus ralos.

O arejador da sua pia pode ser parafusado para facilitar a limpeza. Imagem: PAVEL IARUNICHEV/Getty Images

Restaurando a pressão da água em uma pia

Conserte a baixa pressão da água da sua pia em minutos. Basta desaparafusar o arejador, a pequena tampa na extremidade do bocal que evita que a pia respingue. Limpe, aperte de volta!

Como escolher a iluminação de varanda certa para sua casa

Como criar a sala de jogos definitiva